O deputado federal Átila Lira (Progressistas), voltou a defender a flexibilização das restrições a alguns setores da economia piauiense, paralisados desde as primeiras medidas de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19). Ele entende que a situação é difícil tanto para os empresários como para os trabalhadores.
“Creio que nós estamos caminhando para diminuir a incidência da pandemia e também houve o aumento de medicamentos para o combate à doença. Acredito que após esses 60 dias tenhamos que já dar início a chamada reabertura econômica”, disse o coordenador da bancada federal do Piauí.
A proposta de retorno de algumas atividades vem sendo discutida pelo governo estadual e por algumas prefeituras, como a de Teresina, maior cidade do estado e que concentra grande parte dos índices da Covid-19. Para o parlamentar, essa é uma articulação que deve ter a participação de empresários.
“Sou favorável que tenhamos um plano, do estado e de prefeituras, em que as instituições privadas de trabalho e de produção contribuam para definir esse planejamento de retorno gradual às atividades econômicas, concomitante com a preocupação sanitária, que deverá perdurar durante muito tempo”, argumenta Lira.
Apesar disso, o deputado considera que essa volta será um grande desafio, tanto para as autoridades públicas como para setores da iniciativa privada, dada a desorganização da economia brasileira.
Fonte: O Dia