O grupo de capoeira mais tradicional de Picos celebrou, de 10 a 16 de janeiro, 40 anos de fundação com uma vasta programação, incluindo aulas de capoeira, oficina de Maculelê, Roda, apresentações culturais, batizado e troca de cordas.
Durante a semana foram desenvolvidas atividades nos grupos de trabalho que a entidade possui na cidade, nos bairros Passagem das Pedras, Centro, Cohab e Junco. Nesses locais, acontecem as aulas de capoeira que contemplam dezenas de crianças, adolescentes e adultos.
A culminância do evento aconteceu no sábado, 16, no Piauí Shopping onde foram realizadas berimbalada, roda de Maculelê , apresentação de Hih-Hop, batizado e troca de cordas, contando com mais de 150 participantes, além do público que foi prestigiar as comemorações. Contou também com a participação dos grupos de capoeira parceiros ACEDAC e Ginga de Corpo.
A Associação de Capoeira Palmares foi fundada em 10 de janeiro de 1982, por um dos pioneiros da capoeira de Picos, José Wilson Maciel de Oliveira, o mestre Maciel. Durante essas quatro décadas, o grupo desenvolveu diversos projetos sociais, além de trabalhos em escolas, faculdades e outras instituições públicas e privadas.
O grupo Palmares foi ainda responsável por levar a capoeira para vários municípios como Jaicós, Isaías Coelho, São José do Piauí, Santana do Piauí, Vila Nova do Piauí, Ipiranga, Santo Antônio de Lisboa, Geminiano, entre outros. Constantemente, os integrantes da entidade participam de eventos no Piauí e em outros estados, fomentando a cultura local e regional.
Fonte: Diretoria de Comunicação da ACP