Diretoras da ONG Associação dos Amigos Protetores dos Animais de Picos (APAPI) se reuniram na manhã desta segunda-feira (01) com a secretária Municipal de Meio Ambiente, Fátima Sá, e pediram a aplicação da Lei de Castração (N°2076/16), aprovada pela Câmara Municipal sancionada pelo ex-prefeito Pe. Walmir Lima (sem partido). A lei, uma conquista da APAPI, que também esteve presente no Legislativo quando de sua aprovação, proíbe o sacrifício de animais, adotando-se ao invés disso a esterilização, contudo, ela não tem sido posta em prática.
A ONG também pediu a secretária Fátima Sá que o Município construa um abrigo para os animais de rua, dessa forma a APAPI poderá direcionar os diversos animais resgatados diariamente para esse local, onde poderão receber os cuidados necessários.
A direção da APAPI solicitou a disponibilização de um canal exclusivo para que as pessoas possam denunciar quem pratica maus tratos contra animais aqui na cidade. São inúmeros os casos de cães e gatos vítimas de ataques covardes em Picos, como envenenamento e até disparos com armas de fogo. Em 2020 foi aprovada a lei federal N° 14.064/20 que amplia a punição contra autores desse tipo de crime, que ficou conhecida como Lei Sansão.
Para a direção da APAPI o saldo da reunião de hoje foi positivo, dada a receptividade da secretária à causa da defesa animal. Um novo encontro será realizado com o Meio Ambiente, a Secretaria de Saúde e a Coordenação do Centro de Zoonoses (CCZ) para debater os pormenores de como as entidades podem desenvolver a parceria.
Além de desempenhar o trabalho voluntário em favor da causa animal em Picos, a APAPI também busca conscientizar os mais jovens sobre a forma correta de tratar os animais.
Fundação
A APAPI foi fundada no dia 15 de janeiro de 2015 e reconhecida como Entidade de Utilidade Pública, através da Lei. N° 2694/15, aprovada pela Câmara Municipal de Picos e sanção por parte do então prefeito Pe. Walmir Lima.
Ao longo desse tempo os voluntários e voluntárias da ONG tem realizado inúmeros regates animais de rua da cidade. Recentemente ela lançou o programa Sócio Protetor para que a população também possa ser parceira nesse trabalho.