Apesar das leis mais rígidas e das campanhas de conscientização, ainda se verificam muitos atos de crueldade e maus tratos contra os animais no município. A ONG Associação dos Amigos dos Animais de Picos (APAPI) denunciou o envenenamento de nove gatos em frente a distribuidora da Coca Cola, no BR 407, no bairro Junco. As imagens são chocantes e mostram o sofrimento dos animais, bem como o grau de crueldade de quem praticou esse crime.
O fato foi verificado no dia 05 de maio de 2022 e provocou ampla indignação. Em nota, a ONG tratou sobre a punição para o responsável. “Cumpre esclarecer que, nos termos da Lei Sansão (Lei 14.064/20), que aumentou a pena para maus-tratos a cães e gatos. O crime passou a ser punido com reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda”.
A entidade diz ainda: “A Apapi registra sua total indignação e descontentamento com o fato, solidarizando-se todos que perderam seus animais e colocando-se à disposição da sociedade e dos órgãos responsáveis pelas investigações para o auxílio do que se fizer necessário”.
A ONG informou que os tutores dos animais tentaram registrar queixa na delegacia de Polícia Civil de Picos, mas o direito lhes foi negado.