DestaquesEducação

Alunos expressam sentimento de estudar no IFPI de Picos: “realização de um sonho”

Da esquerda para a direita: Gabriel Vinicius Sousa, Alessa Borges Cavalcante e a entrevistada Maria Eduarda. Foto: Jailson Dias

O IFPI – Campus de Picos completa no domingo (28) o seu 16° aniversário de fundação. Ele foi inaugurado em 2007, no primeiro ano do segundo mandato do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT). O então ministro da Educação, Fernando Haddad, veio a Picos para realizar a inauguração. Hoje, são 1100 alunos matriculados no instituto, entre estudantes do Ensino Médio Integrado, cursos técnicos, graduações e o mestrado em física.

Em entrevista ao Boletim do Sertão, a estudante do 3° ano do Ensino Médio Técnico em Informática, Maria Eduarda Ferreira Oliveira, 16 anos, afirmou que estudar no IFPI de Picos é “a realização de um sonho”. Ela informou que juntamente com a sua família se planejou e retornou para Picos com o objetivo de ter melhores oportunidades de ensino, com destaque para o ingresso no IFPI.

Maria Eduarda ingressou no IFPI no ano de 2021, quando ainda vivíamos o contexto da pandemia do coronavírus. Em 2022 ela e os demais colegas passaram a assistir as aulas de forma totalmente presencial, e agora, em 2023, já está vivenciando o último ano do Ensino Médio. Contudo, a jovem não pretende sair do IFPI ainda.

“Pretendo fazer ENEM, mas tenho como opção fazer o vestibular aqui do instituto e permanecer em algum dos cursos que o instituto oferece, provavelmente O ADS (Análise de Desenvolvimento de Sistemas)”, frisou.

Ela destacou que o ensino oferecido no IFPI tem superado as suas expectativas. “É uma instituição que todo o ensino daqui é diferente da região, tem cumprido com as expectativas de quem entra aqui”, comentou a jovem.

Corroborando com o pensamento de Maria Eduarda, está Maria Kaillany Veloso de Moura, também aluna do 3° ano do Ensino Médio Técnico em Informático. A estudante disse que ser aluna do IFPI representa muito tanto para ela quanto para os seus conterrâneos da Sussuapara. “Na minha cidade, as pessoas me elogiam por ter conseguindo ingressar no IFPI, porque há muitas oportunidades aqui”, comentou.

Maria Kaillany

Kaillany informou que passa o dia inteiro no IFPI, no ensino integral, retornando para casa apenas no final do dia. Ela destaca que os professores são exigentes quanto ao conteúdo ao passo em que oferecem o suporte necessário para o aprendizado. “Tanto que muita gente sai daqui com o emprego garantido, espero que comigo também seja assim”, frisou.

Os estudantes do IFPI têm conseguido oportunidades variadas a partir do instituto, como o ingresso no mercado de trabalho e o progresso nos níveis mais elevados de ensino. As aprovações verificadas no ENEM de alunos do IFPI vão desde as graduações para exatas, caso de física, química, matemática, passando por graduações nas diversas engenharias, verificando-se o ingresso nos cursos de humanas e até na concorrida graduação de medicina.