Por Brenda Rodrigues
Estagiária/R.Sá
Na sexta feira (01) a Faculdade R.SÁ promoveu a produção de um podcast com a participação da psicóloga e professora Flávia Marcelly, da professora e assistente social Márcia Camilo e das duas alunas do curso de jornalismo Rawenna Sousa e Glenda Leal.
O podcast foi produzido em homenagem ao dia das mulheres que tem como tema “Ações afirmativas e políticas públicas para as mulheres”, onde as participantes falam um pouco sobre a sua trajetória e como a classe feminina é vista pela sociedade.
Durante as falas é ressaltado a discriminação que as mulheres mesmo nos dias atuais ainda sofrem devido a desigualdade de gênero existente. “Pensar no cenário brasileiro para as mulheres, é pensar em avanço e em recursos, como mulheres ainda vivemos um período obscuro”.(Afirma Márcia Camilo)
A discursão também inclui além da defesa pelos direitos das mulheres cis (cisgênero), os direitos das mulheres trans, pois se já é persistente os problemas contra as mulheres de gênero feminino, os problemas entre as mulheres trans só aumentem mais ainda devido a sua invalidação de gênero perante a sociedade, ou seja, não serem consideradas mulheres reais.
“Há uma discursão recente sobre a lei Maria da Penha, onde existe uma tentativa das mulheres trans e travesti serem incluidas nessa lei. Temos uma enorme negligência voltada para as mulheres trans no ãmbito das politícas públicas no momento da participação”, declarou a professora Márcia.
Outro tema importante abordado é o etarismo, onde é discutido o impacto causado pelo envelhecimento das mulheres, como isso interfere nos seus empregos, no seu dia a dia e até mesmo na sua realização feminina.
“Nós como mulheres temos um relógio biológico que anda sempre correndo diferente do gênero masculino, e temos também um relógio social que é muito pertinente, avassalador e ao mesmo tempo violento, pois é um relógio social que nos requisita que casemos, tenhamos nossos filhos, nos impõem deveres em termos de processos societais e patriarcais. Isso trás um abalo emocional grande por causa da sobrecarga colocada em cima das mulheres”, afirmou professora Flávia Marcelly.
Esse foi alguns dos assuntos tratados durante a realização do podcast. Em breve o áudio oficial será lançado para que os ouvintes interessados tenham a facilidade de se aprofundar melhor no assunto.