DestaquesEducação

Alunos do IFPI de Picos se destacam na redação do ENEM 2023

Os alunos do IFPI – Campus de Picos se destacaram na redação do ENEM 2023, etapa eliminatória para quem deseja ingressar na universidade. Pelo menos 59 estudantes que estão terminando o Ensino Médio Integrado na instituição atingiram notas entre 700 e 960, pontuação que os torna competitivos para pleitear as graduações que desejarem.

Desses, 23 ultrapassaram os 900 pontos. Os melhores colocados foram os estudantes Gabriel Vinícius e Ada Tharyssa, que chegaram aos 960 pontos na redação.

Para a professora de português do IFPI de Picos, Ana Karina Sampaio, o bom resultado do instituto que se verifica todos os anos, deve-se às práticas, projetos de pesquisa e extensão.

“Os resultados que colhemos ao longo desses 16 anos de IFPI na cidade de Picos é, sem sombra de dúvida, o somatório de muitas práticas, e a interação das disciplinas que compreendem o currículo, assim como a participação nos projetos de pesquisa e extensão já no ensino médio, bem como as práticas de laboratório, participação no teatro, na música, no esporte, ou seja, na formação integral do estudante e não apenas uma formação conteudista”, comentou.

A professora destaca ainda o trabalho desenvolvido pelo eixo de linguagens. “O trabalho do Eixo de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias é realizado com base no estudo dos gêneros discursivos literários e não-literários. O texto é o ponto de partida dos estudos, tanto para leitura e compreensão quanto para análise dos mecanismos de construção de sentido”, frisou.

Profa. Ana Karina

A estudante Samy Jocielly da Costa Silva, 18 anos, natural de Caldeirão Grande do Piauí, foi uma das candidatas que alcançou bastante êxito na redação do ENEM. Ela atingiu 920 de pontuação. Ela é aluna do Ensino Médio Integrado em Eletrotécnica e pretende cursar medicina na faculdade.

Samy Jocelly

Samy Jocielly atribui o bom desempenho a um conjunto de fatores. “Atribuo o meu bom desempenho até então à minha família e amigos que sempre apoiaram as minhas ambições e ao meu namorado, que sempre entendeu a minha rotina de estudos e me estimulou a continuar mesmo nos dias exaustivos. Durante a minha trajetória é inerente não parabenizar os meus professores por todo suporte, atenção e excelência na profissão que exercem. Em especial as professoras Shara, Nereyda, Ana Karina e ao professor Rômulo e Marcondes que foram essenciais no meu processo de estudo para redação”, declarou.

A estudante salientou ainda o apoio emocional dado pelos professores em momentos decisivos. “O diferencial do IFPI é justamente os profissionais. A humanidade com que nos tratam, o afeto e acolhimento, o que se torna preciso nesse período. Mesmo não sendo um sentimento desejado, a ansiedade se torna presente a maior parte do tempo, e ter esse amparo mútuo dos professores para conosco, é único e faz toda diferença”, ressaltou.

Como vem acontecendo anualmente, os estudantes do IFPI de Picos além de preparados para o mercado de trabalho também estão aptos a ingressar na universidade.