Segundo informações divulgadas pelo site da Universidade Federal do Piauí (UFPI), os acadêmicos de Medicina do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros aqui de Picos iniciarão o seu primeiro “internato” a partir do dia 20 de maio. Isso significa que eles passarão a atender a população, como forma de estágio, através das redes municipal e estadual de Saúde. Esse novo passo da Graduação, cuja implantação ocorreu em 2016, representa a consolidação do curso cuja implantação aqui na cidade veio após muita luta.
O internado foi Planejado pela Comissão do Internato, avaliado e aprovado pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG/ UFPI).
Segundo a Coordenadora do curso de Medicina, professora Patrícia Maria Santos Batista, a realização do internato na cidade de Picos, usando a rede municipal e estadual de saúde, fortalece e amplia os serviços, e promove além do aprendizado aos novos profissionais, uma melhor assistência à população.
Ao todo participarão do internato 21 alunos, que acontecerá nos seguintes campos de prática: Hospital Regional Justino Luz, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centro Integrado de Especialidades Médicas (CIEM) e Clínica de Saúde da Mulher ( CLISAM).
“Neste semestre que se iniciará em 20/05, teremos internato em 3 áreas: Internato em Atenção Primária à Saúde I; Internato em Clínica Médica I; e Internato em Clínica Toco-Ginecologica, todos de com carga horária de 300 horas. Cada um tem sua semana padrão, planos de ensinos e atividades específicas”, destaca Patrícia Batista.
Segundo Silvana Silvestre, Coordenadora de Graduação da PREG, houve toda uma mobilização da Pró-Reitoria, com ajustes no Projeto Pedagógico do curso feito pelo setor de Currículos da PREG, além da viabilização de protocolo de biossegurança além da disponibilização de EPIs para que os alunos possam atuar com segurança.
Silvana explica ainda que outro ponto essencial e necessário, foi a seleção de preceptores médicos remunerados e voluntários da atenção básica de Picos para atuarem na supervisão dos alunos. “Nós da PREG estivemos colaborando com a Coordenação de Medicina/Picos para que ocorresse essa seleção, que é financiada pelo PRODEPS, um programa do MEC destinado apenas para locais que não possuem HU, como é o caso de Picos. Esses preceptores são responsáveis pelo acompanhamento e orientação dos estudantes, desde a unidade básica até a alta complexidade. Foram selecionados 13 preceptores”, afirma.
As atividades administrativo-acadêmicas, como matrícula compulsória, cadastro de estágio e início do estágio obrigatório/internato 2020.2, estão programadas para os dias 17, 18 e 20 de maio de 2021, respectivamente.
Na segunda-feira, 17, haverá vacinação contra Covid-19 dos alunos que participarão do internato.
Com informações do site www.ufpi.br.