Ainda na terça-feira (07) a Agespisa abriu um grande buraco no cruzamento das Ruas Francisco Prota e São Sebastião, no centro de Picos. Segundo nos foi informado o serviço realizado pela Agespisa trata-se de um trabalho preventivo, para evitar novos entupimentos no sistema de esgoto no futuro. Ele deve ser concluído até a sexta-feira (09), segundo estimativa dos trabalhadores.
Nesse ponto específico, onde a Agespisa está fazendo o serviço de limpeza, passa 80% do esgoto dos bairros centrais de Picos. Recentemente a antiga tubulação cedeu, tornando o trânsito pela Francisco Prota impossível. Com isso, o esgoto invadiu algumas ruas das imediações, transbordando dos bueiros e tornando a vida dos moradores das imediações extremamente difícil.
Ainda segundo os servidores da Agespisa, a grande vala aberta para limpeza do esgoto deve ser reparada pela Prefeitura de Picos, conforme convênio firmado previamente.
Em março de 2019 a tubulação da Rua Francisco Prota cedeu e o esgoto que corria por ali passou a transbordar para outras ruas, como a Carlos Marcílio. Os moradores se quer podiam sair de casa. No início desse ano aconteceu algo parecido, e mais uma vez os moradores foram prejudicados.
A tubulação da Francisco Prota foi substituída por PVC, teoricamente mais durável. Quanto aos esgotos, desde a semana anterior uma caminhão especial da Agespisa tem feito o desentupimento dos locais onde os bueiros estavam transbordando.