Qualquer pessoa pode ser afetada pelo câncer, mas algumas pessoas estão mais susceptíveis do que outras. Embora alguns fatores de risco sejam permanentes, como por exemplo, os fatores genéticos, outra gama de fatores que podem causar o câncer é modificável, como por exemplo, os fatores referentes ao ambiente e estilo de vida. Estima-se que entre 30 e 50% de todos os casos de câncer são preveníeis adotando estilos de vida saudáveis.
O câncer de mama é o tipo de câncer que mais atinge mulheres em todo mundo e nos últimos 40 anos, o índice em países desenvolvidos aumentou para 85%, enquanto nos países em desenvolvimento, permanece entre 50% e 60%. Os principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença variam entre propensão genética e fatores referentes ao ambiente e estilo de vida.
Em uma Investigação Prospectiva Europeia sobre Câncer e Nutrição, 318.686 mulheres foram acompanhadas por 14 anos, entre as quais 13.246 casos incidentes de câncer de mama foram identificados. No geral, as mulheres com as dietas consideradas não saudáveis tiveram um risco significativo aumentado de 12% em comparação com aquelas com as dietas mais saudáveis.
Neste estudo, uma dieta saudável é definida por um alto consumo de legumes, vegetais, frutas (todos os tipos) e, em menor medida, sucos de frutas e vegetais, café e chá. Ao contrário, uma dieta não adequada é caracterizada pelo alto consumo de carne e derivados (incluindo carne vermelha e processada), alimentos ricos em gorduras e óleos, açúcar e confeitaria.
O estudo demonstrou que uma dieta não adequada, caracterizada pelo alto consumo de carne e derivados (incluindo carne vermelha e processada), alimentos ricos em gorduras e óleos, açúcar e confeitaria, está associada a um risco aumentado de câncer de mama, especialmente entre mulheres na pré-menopausa.
Há um efeito protetor no consumo de verduras e frutas, pois nelas contem grande número de agentes potencialmente anticancerígenos. Os cereais com alto teor de fibras são associados o menor risco de câncer. Ter uma dieta e uma nutrição adequadas, ao longo do tempo, de reduzir grande parte da carga global de câncer de mama.
Maria luz
Nutricionista clinica funcional/ esportiva funcional/ saúde da mulher
CRN11: 6794