DestaquesEducaçãoSaúde

Acadêmicos de Enfermagem da UFPI divulgam nota de repúdio sobre a situação da vacinação contra a Covid-19 em Picos

Os acadêmicos de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí-Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (UFPI-CSHNB), através do Centro Acadêmico 17 agosto, divulgaram uma nota de repúdio sobre a situação da vacinação contra a Covid-19 em Picos. Os estudantes alegam que precisam da imunização para estagiar, destacando que as aulas da instituição terão início no dia 25 de agosto. “Estes (os estudantes), encontram-se há quase dois anos sem avançar de período devido à ausência das atividades práticas”, consta na nota.

Os acadêmicos alegam também que a Enfermagem exige uma “uma formação teórico-prática que não pode ser adquirida sem o contato direto com pacientes e equipamentos de saúde”.

Na nota ainda pode ser lido que a vacinação dos estudantes que precisam desenvolver as atividades práticas será útil no trabalho de reforço no combate a pandemia do coronavírus. Outros grupos também tem se manifestado e criticado o andamento da vacinação na cidade de Picos, que entendem, já deveria estar mais adiantada.

A Secretaria Municipal de Saúde argumenta que as doses das vacinas que chegam a cidade são baseadas em dados demográficos defasados, tornando o processo de imunização mais lento.