DestaquesEducação

Acadêmicas de jornalismo da UESPI criam perfil no Instagram para debater censura

Por Daniela Pereira/Estagiária

Acadêmicas do 7º período de jornalismo da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) de Picos criam perfil no instagram para falar a respeito de censura contra o jornalismo. A página, cujo nome é Censura em Pauta,teve iniciativa a partir da disciplina Tópicos Especiais em Jornalismo, ministrada pela professora e mestre Tamyres Sousa. O perfil é gerenciado por três integrantes: Maria Aparecida, Suyanne Maewsck e Erika Ravena. O projeto teve início no dia 22 de janeiro de 2021, logo após a retomada das aulas.

A acadêmica Maria Aparecida, 22 anos, diz que a página tem a importância de atribuir um conhecimento do que seja a censura e com o viés de estudar e discutir sobre o assunto nos tempos atuais.

“Acredito que a página tem um objetivo maior de levar para reflexão de o que é censura, como ela aconteceu e como acontece em nossa sociedade, a gente inicia uma discursão sobre censura no período da ditadura, que é um dos períodos que a gente mas estuda sobre censura, mas de certa maneira, a nossa sociedade se prende a acredita que só ocorreu naquele período, mas não, a censura ocorre em todos momentos, inclusive, em uma cultura de cancelamento que existe nas redes sociais, então estamos encaminhando a página para começar a discutir  sobre isso”, explica.

Maria Aparecida ainda complementa ao dizer que debater sobre censura é conveniente a este momento, pois o perfil possibilita informar a realidade do que seja viver sobre censura.

“A gente vive numa conjuntura social, política e econômica, onde existe muita censura aos profissionais de comunicação, então, falar sobre isso é uma maneira de educar, de ajudar o outro a entender, pois de certa forma, a sociedade tem uma parcela de culpa na censura que vivemos como profissional de jornalismo, e quando falo disso, não é só o silêncio, mas a desvalorização do trabalho profissional”, argumenta.  

Além disso, na opinião da acadêmica os profissionais de comunicação têm o direito de lutar contra a censura, não somente os jornalistas, mas a sociedade como um todo, pois adentra em torno de várias categorias sociais e profissionais.

“Os profissionais de jornalismo devem lutar contra a censura, até por porque essa não é uma luta somente dos jornalistas, mas é social, está na nossa sociedade, pois a gente deve ajudar as pessoas a refletirem, porque não são os profissionais de comunicação que sofrem com a censura, muito pelo contrário, muitos outros sofrem também, hoje a pauta é jornalismo, mas podemos refletir a partir do Censura em Pauta como a censura acontece no geral”, diz.

Além disso, Maria Aparecida diz que esse é só um dos perfis criados pela disciplina, pois que há outros quatro grupos que fazem parte da turma, que tratam sobre censura nas redes sociais.