Contraditoriamente aos sentimentos propagados todo final de ano, como amor e paz, a ação de muitas pessoas vai no sentido oposto. É justamente neste período que aumenta o abandono dos animais de estimação. Segundo a presidente da ONG dos Amigos Protetores dos Animais de Picos (APAPI), Sanya Elaine, foi criado o “Dezembro Verde”, que busca conscientizar a população sobre o abandono.
Elaine explica que muitas famílias viajam no final do ano, e às vezes por não conseguir um lar temporário para deixar o gato ou cachorro, se desfazem dos pets, esquecendo-se que eles não são descartáveis.
Sanya explicou que as entidades de proteção aos animais adotaram a prática de dedicar um mês para a temática do abandono inspiradas na saúde, uma vez que nos últimos anos cada mês passou a ser dedicada a conscientização sobre alguma moléstia.
Salienta-se que a conscientização das pessoas quanto ao fato dos animais não serem descartáveis é constante. Para tanto utiliza-se a expressão “adoção responsável”, pois o gato ou cachorro não é um brinquedo.
Não é possível esperar muito de quem abandona um animal de estimação.