DestaquesGERAL

Conheça mais sobre a trajetória e as propostas da candidata a presidente do SINDSERM de Picos, Adnaid Rufino

Candidatura de Adnaid Rufino foi impugnada. Foto: Jailson Dias

A eleição para a presidência do SINDSERM de Picos, que acontece no dia 20 de janeiro, conta com duas chapas encabeçadas por mulheres que possuem uma história de luta sindical, militância social e política. Nessa matéria o Boletim do Sertão abordará um pouco da trajetória e das propostas da candidata da Chapa 2 – “Um sindicato para todos”, professora Adnaid Rufino. Em entrevista ao nosso site ela disse ter atendido aos pedidos de vários sindicalizados para que voltasse a representá-los.

Formada em letras pela UFPI, além de ter mestrado em Educação, Adnaid Rufino é professora há 20 anos, e atualmente é docente nas redes estadual e municipal de Educação. Ao contrário do que muitos acreditam, Adnaid nunca foi presidente do SINDSERM.

Ela apoiou o sindicato quando este foi reativado na década retrasada e depois integrou a diretoria eleita ocupando o cargo de secretária-geral. Na ocasião Adnaid trabalhou pela implantação do primeiro Plano de Cargos e Salários dos servidores da Educação de Picos, vigente até a atualidade. Ele passou por uma reformulação em 2019.

Depois disso, Adnaid Rufino continuou a militância fora da direção do sindicato, dedicando-se a vida pessoal e profissional, através dos cursos de formação continuada, contudo sempre por dentro da luta pelos trabalhadores. “Eu sou militante, participo de todas as atividades, assembleias. Há três anos os filiados estavam cobrando que eu voltasse para o sindicato (em cargo de direção), eu tentei, mas a nossa chapa não foi deferida, então não concorremos; mas agora reformulamos a nossa chapa e estamos concorrendo”, declarou.

Confira algumas das propostas da Chapa 2:

  • Cobrar a implantação de vários pontos do Plano de Cargos e Salários dos servidores da Educação;
  • Implantação da insalubridade, periculosidade, licença e férias para os servidores da Saúde e Educação;
  • Parcerias com outros sindicatos, dentre eles o SINTE-PI;
  • Concurso público para 2022 em todas as áreas;
  • Lutar pelo estabelecimento de uma tabela de pagamento para os servidores;
  • Criar o SINDSERM itinerante;
  • Estabelecer a carteira de sócio do sindicato;
  • Construir uma sede para o clube do SINDSERM;
  • Criar um fundo de greve para combater perseguições;        
  • Consolidar a realização de eventos festivos, como as confraternizações;
  • Manutenção de veículo automotor para uso devido do SINDSERM;
  • Publicação de prestações de contas e balanço anual do sindicato;

Uma vez que o tempo para a campanha é curto Adnaid disse que tem apostado nas visitas e conversas diretas com os servidores filiados ao SINDSERM. “São 25 itens inovadores que estamos propondo, não são promessas, são propostas, porque muitos não tem ainda, como a tentativa para que filiados tenham desconto em farmácias, restaurantes”, frisou.

Adnaid disse que é importante que os servidores sejam valorizados e tenham, inclusive a possibilidade de um lazer. Ela defendo os nomes de todos que integram a chapa que ela encabeça. “A nossa chapa tem uma boa representatividade, são pessoas do conhecimento geral, lideranças de associação de moradores, sindicatos, são pessoas que querem realizar um bom trabalho”, declarou.

Adnaid Rufino enviou uma mensagem para os eleitores:

Chapa 2: