Com a aprovação pela Câmara Municipal de Picos dos projetos que tornam obrigatório o ensino da história e da literatura local, projetos de autoria dos vereadores Wellington Dantas (PT) e Francisco das Chagas Sousa, Chaguinha (PP), respectivamente, disciplinas referentes a essas áreas terão de ser ofertadas na educação básica local. Mas que livros estudar? Conversamos com o escritor e ex-presidente da Academia de Letras da Região de Picos (ALERP), Vilebaldo Rocha, que nos listou 11 livros essenciais.
É importante salientar que existem inúmeros livros de autores de Picos e região que precisam ser lidos e estudados por todos nós. Esses que apresentaremos nesta matéria são apenas alguns do nosso imenso universo literário.
Lista:
– Picos – verdes anos cinquenta- Renato Duarte.
– Picos nas anotações de Ozildo Albano – Conceição Albano.
– Os italianos de Picos- Graziane Gerbazi.
– Vozes da Ribeira – Firmino Libório.
– Zé da Luz e suas histórias – Zé da Luz.
– Minha historia de Picos – Chico Miguel.
– Antologia Upeana I – União Picoense de Escritores.
– Das Pedras aos Picos – Ozildo Batista de Barros.
– Antologia Alerpiana 30 anos – Academia de Letras da Região de Picos.
– Momentos – Olivia Rufino.
– Do Baixio das Abóboras para o mundo – Zé da Luz.
Essas 11 obras podem ser encontradas para leitura na biblioteca da ALERP, localizada na Praça João de Deus Filho, ao lado da rádio Cidade Modelo FM. Alguns estão disponíveis para venda. Quem desejar adquirir essas obras, também poderá comprá-las no site: clubedeautores.com.br.
Frisamos que essa é uma lista prévia e que há incontáveis outras obras valiosas, sobre as quais falaremos em matérias posteriores.