O SINDSERM de Picos, através da sua presidente Lenice Sales, tornou público no último dia 18 de dezembro, o edital de convocação para as eleições gerais para editoria da entidade, que devem acontecer em 20 de janeiro de 2021. O mandato da nova diretoria será válido para o triênio 2021-2024 e a votação acontecerá na sede do sindicato, localizado na Rua Joaquim Viana, nº 737, bairro Passagem das Pedras, das 8h00 às 16h00.
O edital estabelece as regras para a inscrição das chapas que desejem liderar o sindicato, estas devem ser formadas pela diretoria executiva e mais o conselho fiscal, e deve ser inscrita até 15 dias antes do pleito. Para organizar o processo, será nomeada uma Comissão Eleitoral, que terá dentre as suas atribuições homologar candidaturas, julgar recursos, editar regulamentos, gerenciar o processo de elaboração de cédulas.
Caso apenas uma chapa seja registrada, a presidente convocará no dia da eleição uma assembleia geral para possivelmente aclamar a nova diretoria.
Estão aptos a votar nas eleições: filiados ao sindicato com no mínimo três meses antes do pleito, estar quites com as mensalidades e contribuições e usufruindo dos direitos sociais.
Quanto àqueles que estão aptos a serem votados, estes devem: estar filiados há 12 meses; estar em dias com as contribuições sindicais e caso tenha ocupado cargo de direção em qualquer associação, não ter sido afastado sob acusação de malversação do dinheiro público. Há uma série de outras vedações que pode ser conferidas no edital.