A conselheira Lílian Martins assumiu na manhã desta quinta-feira (17) a presidência do Tribunal de Constas do Estado do Piauí (TCE-PI). Ela chegou ao cargo mais alto do conselho que zela pelas contas públicas do Estado e dos Municípios, oito anos após polêmica indicação por parte do seu marido, o então governador Wilson Martins (PSB). Na ocasião, muitas pessoas se manifestaram contra a indicação, que acabou sendo referendada pela Assembleia Legislativa do Piauí.
Apesar de assumir o cargo como conselheira em 2012, Lilian Martins, que era deputada estadual e chegou a ocupar a Secretaria de Saúde na gestão do marido, não teve vida fácil no início. Ela ainda foi afastada do cargo pela Vara da Justiça Federal do Piauí e retornou apenas depois que a liminar que a impedia foi caçada pelo Tribunal Regional Federal.
Ainda no ano de 2014 o Supremo Tribunal Federal (STF) chegou a considerar que posse da conselheira de Lílian Martins no TCE feria a constituição, mas ela venceu e permanece até hoje no cargo vitalício alçando a presidência.
Já Wilson Martins, após deixar o governo em abril de 2014 amargou duas derrotas consecutivas para o Senado Federal, tornando-se o único ex-governador do Piauí a não conseguir uma vaga no Congresso Nacional após a redemocratização do país.
Por ocasião de sua posse como presidente, Lilían declarou que “não irá passar a mão na cabeça de nenhum gestor”.