100% do efetivo da Polícia Federal no Piauí vai atuar para garantir a segurança nas eleições. Mariana Paranhos Calderon, superintendente da PF no estado, explica que o monitoramento será realizado também por meio de drones.
“Será empregado 100% do efetivo policial das unidades da Polícia Federal na Capital e em Parnaíba. A PF vai estar presente em várias zonas eleitorais e onde não puder estar presente fisicamente estará presente tecnológica e doutrinariamente. Para isso foram capacitados policiais civis que têm atribuição supletiva de atuar nos crimes eleitorais nos locais em que a Polícia Federal não têm sede própria ou onde não esteja presente fisicamente”, explica Mariana Paranhos.
A superintendente da PF no Piauí ressalta também a integração com as demais forças policiais para garantir a viabilidade e retidão do processo eleitoral.
VOTAÇÃO PARALELA
A PF também vai acompanhar a votação paralela que ocorre no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI). Na auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas em condições normais de uso, urnas eletrônicas já preparadas para a votação oficial são sorteadas aleatoriamente em todo o país para que sejam submetidas – em local público e sob a fiscalização de partidos, entidades e qualquer cidadão interessado – a uma “votação simulada”, com as mesmas condições de uma seção eleitoral oficial, no mesmo dia e horário da votação oficial, em ambos os turnos.
Graciane Sousa
[email protected]