O PSD de Santana do Piauí entrou com uma petição junto a 62° Zona Eleitoral para ter acesso aos dados completos da pesquisa divulgada pelo Instituto Estimativa no último sábado (07). As publicações sobre o resultado da consulta púbica traziam apenas os dados para o cargo de candidato a prefeito do Município, sem relatar detalhes importantes como a intenção de votos para vereador.
A assessoria jurídica do PSD acessou o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para ter acesso a esses dados da pesquisa, já que ela possui o registro de número: PI-08854/2020, mas lá não puderam visualizar as intenções de votos para vereador e prefeito, então decidiram recorrer a justiça.
A assessoria jurídica salienta que o motivo da petição não é multar ou impor qualquer sanção ao instituto ou a coligação adversária, mas apenas ter acesso aos dados. Ela alega outros detalhes que lhes chamaram atenção, o preço da pesquisa: R$ 3 mil e o fato do próprio instituto ter encomendado a consulta.
O Instituto Estimativa foi proibido pelo juiz Muccio Vieira da 96° Zona Eleitoral de Campo Maior de divulgar uma pesquisa realizada por lá por entender que ela não atendia os critérios jurídicos. A pena caso desobedecesse a determinação judicial era de R$ 100 mil.