O problema se repete ano após ano. Um trecho da PI-375 que liga Picos a Santana do Piauí voltou a entrar em estado de erosão após as chuvas desse início de novembro. Em 2019 o Departamento de Estradas e Rodagens do Piauí (DER) fez o reparo garantindo que o problema não mais aconteceria, mas o serviço não resistiu às primeiras precipitações pluviométricas. O trecho em questão fica em frente ao acesso ao Conjunto Lousinho Monteiro.
Em 2018 a erosão foi tamanha que uma das vias da estrada, a que faz o sentido Santana do Piauí/Picos, foi interditada, uma vez que ela estava totalmente corroída. A população chegou a improvisar sinalizadores para evitar acidentes, uma vez que uma queda ali poderia ser fatal, pois são mais de três metros de altura da pista aos terrenos que ficam nas laterais.
Nesse primeiro momento, a erosão é pequena, tratando-se de um buraco, mas o período chuvoso ainda não começou. A tendência é que essa fenda se amplie quando a chuva vier com a intensidade que se espera, enquanto isso é tomar cuidado.