O candidato a vereador pelo PSL, Derivaldo Júnior, declarou apoio ao candidato a prefeito de Picos, empresário Francisco da Costa Araújo Filho, Araujinho (PT). A notícia caiu como uma bomba entre os apoiadores da candidatura do coronel Edwaldo Viana (PSL), que também pleiteia o cargo de prefeito do município. A decisão de Derivaldo chama atenção por ser um político do PSL apoiando um filiado ao PT. Os dois partidos são arqui-inimigos no cenário nacional.
Derivaldo Júnior divulgou uma nota em que explicava os motivos para deixar a candidatura do coronel Edwaldo e passar a trabalhar por Araujinho.
No texto ele argumenta que não teve apoio financeiro do PSL para fazer a sua campanha, que não teria lhe destinado recursos do fundo partidário apesar das inúmeras solicitações. Em contrapartida, Derivaldo alegou que outros candidatos do PSL de Picos receberam o apoio financeiro do qual precisavam.
Através de áudio divulgado pelas redes sociais, o coronel Viana se pronunciou sobre essa situação. O candidato se disse entristecido com a postura de Derivaldo e frisou que a sua campanha não é caracterizada pelos recursos financeiros e que o ser humano deve se prezar pelo espiritual.