DestaquesPolítica

Divergências entre a prefeitura e o governo do estado dificulta o andamento de obras em Picos

Prefeitura de Picos. Foto: Jailson Dias

Divergências de caráter burocrático entre a prefeitura e o governo do estado do Piauí estão dificultando a realização de algumas obras de pavimentação em Picos. Na sessão realizada na Câmara Municipal, na última quinta-feira (22), o vereador Evandro Patury (MDB) disse que o Executivo Municipal estava embargando as obras. Já a Secretaria de Obras, Habitação e Urbanismo, procurada pelo Boletim do Sertão, declarou que há a necessidade da apresentação da documentação por parte da empresa, além de precisarem do parecer do município.

Em entrevista ao Boletim do Sertão, o vereador Evandro Patury disse que foi feito um levantamento pelo governo do estado das principais necessidades do município de Picos nesse momento. Dessa forma foram listadas ruas no bairro Junco, a lateral do Cemitério São Pedro de Alcântara, a ladeira da Cidade de Deus, a ladeira do bairro Aerolândia, como pontos que devem ser asfaltados imediatamente.

“O governador fez um acordo com uma empresa da Bahia, cuja licitação foi feita há seis anos, e vai concluir 70 mil metros nesses trechos pontuais decididos por um técnico, e fiquei sabendo que a empresa começou, mas chegou a documentação da prefeitura tentando embargar a obra, então o prefeito não pode fazer isso”, declarou o vereador.

Evandro disse ainda que a expectativa do governador Wellington Dias (PT) é inaugurar essas obras em até 20 dias.

Em contrapartida, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Picos (SEMAM) alegou que a empresa está operando de forma irregular, faltando documentos importantes como a licença ambiental. Para dar sequência ao trabalho eles precisam apresentar os documentos.

Vereador Evandro Patury. Foto: Jailson Dias

A mesma argumentação partiu da Secretaria de Obras, Habitação e Urbanismo, chefiada pelo Reginaldo Osvaldo. Ele afirmou que o governo do estado tem tentado realizar obras sem apresentar documentos necessários, sem dar parecer ao município, nem cumprir as normas. Alguns pontos conflitantes estão sendo notados quanto a pavimentação poliédrica de algumas ruas (calçamentos).