DestaquesEducação

O que é ser professor? Contribuições e desafios

Maria do Socorro Rodrigues e Robson Fernandes. Foto: arquivo dos entrevistados

Nesta quinta-feira, 15 de outubro, celebra-se em todo o Brasil o Dia do Professor. Esta é uma das datas mais festejadas do ano, uma vez que todas as demais profissões passam pelo professor. A professora e coordenadora pedagógica da Faculdade R.Sá, Maria do Socorro Rodrigues, e o professor Robson Fernandes, também da R.Sá, concederam entrevista sobre o assunto. Ao Boletim do Sertão eles falaram sobre as contribuições, desafios e conquistas dos docentes. Confira!

“Ser professor é desbobra-se em amor e cuidado com o outro na busca da construção do conhecimento e de uma sociedade com mais oportunidades. Sendo desafiado a cada dia buscar novas metodologias de ensino, lidar com as tecnologias e trabalhar diferentes aprendizagens. Parabéns a todos os professores!”, Maria do Socorro Rodrigues.

“Hoje tenho a oportunidade de falar a respeito de uma das coisa que mais amo fazer na vida que é ser professor e me sinto grato por isso. Ser professor é muito mais que exercer uma profissão, envolve muitos desafios que estão para além de dar aulas e avaliar a aprendizagem dos nossos alunos. O exercício de nossa profissão envolve muito esforço, preparo, conhecimento, pesquisa, tempo e dedicação, mas, tudo isso só tem sentido se estivermos comprometidos com a nobre missão de ensinar, que segundo Paulo Freire, patrono da educação brasileira, não consiste apenas na mera transmissão de conhecimentos, mas em “criar possibilidades ao aluno para sua própria construção” (Pedagogia da autonomia). Ser professor, como a própria etimologia da palavra indica, é colocar-se publicamente como alguém apto para mostrar o caminho; o que, de certa forma, já constitui um grande desafio e, para tanto, se faz necessário marcar de forma peculiar a vida de cada educando, o que em minha concepção só se consegue quando gostamos do que fazemos e o fazemos com amor. Dessa forma tudo fica mais leve, mais prazeroso!”, Robson Fernandes.