No último domingo (27/09) – 1º dia oficial de campanha de acordo com o calendário eleitoral do T.S.E. – os candidatos registrados pelo PDT de Picos percorreram várias comunidades rurais e tendas de umbanda nos bairros Morada Sol e São José.
O candidato Gláuber Silva, que carrega a bandeira da renovação política, juntamente com os candidatos a vereador Maria do Carmo, Adnaid Rufino, Betinho, Justino Leal, Mãe Josa, Erismar Santiago e Everton Valter estiveram pela manhã e tarde nas comunidades Torrões, Volta do Morro, Futuro e Retiro.
Os postulantes encontraram muita falta de assistência ao homem do campo e oportunidades aos jovens que residem na zona rural.
“A prefeitura pode e deve fazer mais e melhor. Essa região é muito rica e poderia estar contribuindo decisivamente com nossa economia. Quanto ao desemprego, é triste encontrarmos tantos jovens em busca de oportunidades de um lado e a omissão do poder público do outro” comentou Gláuber.
Como proposta, o advogado sinalizou que a Secretaria de Bairros e Povoados irá cadastrar todos os que tiverem concluído o Ensino Médio ou que estiverem nos primeiros semestres da Universidade e oportunizar testes seletivos de emprego regionalizados, para que a renda circule em cada comunidade.
APOIO À CULTURA POPULAR
Prestigiando a candidata a vereadora Mãe Josa – que é líder de um terreiro de umbanda no bairro Morada do Sol – a caravana, no período da tarde, deslocou-se para a Zona Norte da cidade e participou da tradicional festa das crianças.
A cultura afrodescendente comemora todo 27 de setembro – dia dos santos São Cosme e Damião – a tradicional festa das crianças nos terreiros e tendas de umbanda.
De acordo com a tradição, as igrejas e os templos das religiões afrobrasileiras são enfeitados com bandeirolas e alegres desenhos. No candomblé, são associados aos “ibejis”, gêmeos amigos das crianças que teriam a capacidade de agilizar qualquer pedido que lhes fosse feito em troca de doces e guloseimas. O nome Cosme significa “o enfeitado” e Damião, “o popular”.
“Picos tem muitos terreiros populares e nós vamos prestigiar toda tradição cultural, principalmente sem desrespeitar ou discriminar qualquer raça ou crença religiosa”, pontou o candidato Gláuber Silva.