DestaquesGERAL

Pe. Walmir sanciona aumento salarial de 2,45% retroativo a maio; pagamento será parcelado

O prefeito de Picos, Pe. Walmir Lima (PT), sancionou o Projeto de Lei que reajusta o salário dos servidores públicos municipais em 2,45% com valores retroativos a maio. A Lei N° 3050/2020, de 18 de setembro, foi publicada no Diário Oficial dos Municípios nesta segunda-feira (21) e já está em vigor. A presidente do SIDSERM, Lenice Sales, informou que foi celebrado um acordo com Executivo Municipal e o pagamento dos valores retroativos será parcelado em quatro vezes.

Segundo Lenice Sales os valores retroativos a maio serão pagos de setembro a dezembro. O Município argumentou que não teria como pagar tudo de uma vez.

Lenice Sales. Foto: arquivo do entrevistado

A negociação para o reajuste dos salários dos servidores começou no mês de maio. Inicialmente o prefeito Pe. Walmir Lima (PT) alegava que o Município não tinha como reajustar os vencimentos. O SINDERM apresentou primeiro uma proposta de 5,07%, depois baixou esse percentual para 4,31%, fixando o aumento por fim em 2,45%. “De início o prefeito disse que não haveria reajuste e aí começou uma discussão quanto a esse percentual”, declarou Lenice.

Após entrarem em acordo com o prefeito, o Projeto de Lei foi encaminhado a Câmara Municipal, contudo, esse reajuste valeria apenas a partir de agosto. O presidente do Legislativo, o vereador Hugo Victor (MDB), apresentou uma emenda ao projeto retroagindo o valor a maio. O projeto foi aprovado por todos os parlamentares no dia 27 de agosto, então foi encaminhado para o Executivo.

Vereador Hugo Victor. Foto: Jailson Dias

A Prefeitura de Picos analisou a proposta por 15 dias úteis, prazo legal dado ao Município, encerrando a questão com os valores retroativos pagos em quatro parcelas. “Não é uma proposta nos agrada, o que queríamos era que esse valor fosse pago integralmente, mas procuramos entender a situação do Município, as questões que o prefeito colocou e também o servidor, que desde maio espera esse reajuste”, declarou Lenice.

O aumento será verificado nos pagamentos a partir de setembro.