O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Picos (SINDSERM) está convocando as mais diversas categorias que integram o funcionalismo local para dois dias de paralisação, em 30 de setembro e 14 de outubro. A decisão sobre esses atos de protesto foi tomada na última terça-feira (15) em assembleia geral virtual dos sindicalizados. A paralisação tem por objetivo reivindicar os pagamentos referentes as Mudanças de Nível e as Mudanças de Classe dos professores que foram suspensas pelos decretos do prefeito Pe. Walmir Lima (PT) no contexto da pandemia do coronavírus.
Segundo a presidente do SINDERM, Lenice Sales, as mudanças deveriam ter acontecido em maio, mas o prefeito baixou um decreto adiando para julho. “A progressão não é apenas para os professores, a maioria agora são professores, mas todas as categorias do município estão sem progredir desde maio, desde que esses decretos suspenderam a mudança”, comentou.
No mês de julho o sindicato foi informado que todas as progressões e mudanças nível seriam adiadas até 31 de dezembro, contudo, depois das negociações uma nova data foi fixada em 31 de outubro. “Fizemos uma assembleia com todas as categorias e todos decidiram por começar a se mobilizar já prevendo as dificuldades”, declarou Lenice.
Lenice explicou que as paralisações têm por objetivo mobilizar as categorias, temendo que um novo decreto do prefeito adie mais uma vez as progressões e mudanças de nível.