A Câmara Municipal de Picos está cobrando da prefeitura a relação de nomes dos servidores recém-contratados após as inúmeras exonerações realizadas no último mês. A proposição foi apresentada na sessão realizada na última quinta-feira (20) pelo vereador Francisco das Chagas Sousa, o Chaguinha (PTB). Ele declarou que o Legislativo precisa estar ciente das contratações para saber se a Lei Eleitoral não está sendo ferida.
Segundo o novo calendário eleitoral de 2020, adaptado por causa da pandemia do coronavírus, as contratações e demissões de servidores estão proibidas desde o dia 15 de agosto.
“Queremos a relação de todos os efetivos e contratados, do que tinha antes e do que está sendo hoje para saber se não estão cometendo crime eleitoral, porque a partir de agora não poderão mais fazer contratações”, declarou.
Existe a exceção para nomeações de agentes públicos para cargos comissionados, caso esse de secretários e coordenações. Desde o rompimento com o pré-candidato Araujinho (PT), o prefeito Pe. Walmir Lima (PT) promoveu uma enxurrada de exonerações.