A taxa de ocupação nos hotéis no Piauí estão abaixo de 20% e o número de demitidos pode chegar a 40%. Segundo Carlos Uchôa, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), o número de leitos no setor hoteleiro no estado tem variado de 12 a 19%.
“Cerca de 75 a 78% estão abertos. O restante não abriu e alguns nem abrirão. A ocupação de hoje é entre 12 a 19%, o que anda muito longe de pagar os custos da empresa”, disse Uchôa.
Devido à crise, o setor hoteleiro no estado teve que demitir 23% dos funcionários, situação que pode piorar uma vez que a taxa de ocupação dos leitos não passa de 20%. Com isso, o total de demitidos pode chegar a 40%.
Para tentar atrair hóspedes, donos de hotéis têm investido em medidas de segurança, inclusive dentro dos quartos.
“Os clientes estão conscientes, têm ajudado e acredito que a gente vai conseguir se readaptar nesse período”, disse o empresário Marco Marques.
O setor de turismo também enfrenta séria crise financeira, mas retomou a venda de pacotes de viagens.
“Estamos tendo a chance do piauiense conhecer o Piauí que ele não conhece. A expectativa é que a venda seja grande, seja de pacotes dentro do estado do Piauí”, disse Jorge Leite, representante das agências de viagem do Piauí.
Com informações Notícia da Manhã
[email protected]