O nome do candidato mais votado para a reitoria da Universidade Federal do Piauí (UFPI), deve ser conhecido ainda na noite de hoje (12). A informação é do professor Alexandre Medeiros, que integra a comissão eleitoral da instituição. Uma vez que as aulas estão acontecendo remotamente, todo o processo de votação, que teve início às 8h00 e se estende até às 20h, está sendo realizado através da internet. Até o meio-dia seis mil votantes já haviam registrado a sua escolha.
Cinco chapas estão disputando a eleição para reitor: Sandra Lima Vasconcelos (RenovaUfpi – 1); Gildásio Guedes (Experiência, Educação e Compromisso – 2; Nadir do Nascimento Nogueira (Ufpi Inclusiva, Inovadora e Sustentável – 3); André Macêdo Santana (Fortalecer, Conectar e Inovar – 4) e Marcus Sabry Azar Batista (Ufpi Meritocracia – 5).
Apesar de ser conhecido ainda hoje, o nome do mais votado será publicado no site da UFPI amanhã (13). No dia 26 de agosto o Conselho Universitário (CONSUN) fará a escolha da lista tríplice com os nomes dos três mais bem votados. Essa lista é encaminhada para o Ministério da Educação (MEC) que faz a escolha do próximo reitor.
Desde que as eleições passaram a ser adotadas na UFPI, o mais votado sempre foi o escolhido para assumir a reitoria. Há o caso da Universidade Federal do Ceará (UFC) que teve como reitor empossado em 2019 o candidato que ficou em terceiro lugar no processo eleitoral.