O Colégio Machado de Assis de Picos desenvolverá com os alunos do 4° ano do Ensino Fundamental I o projeto “Viagem a Oeiras”, ocasião em que os estudantes terão uma aula de campo na primeira capital do Piauí. No dia 29 farão o passeio os alunos da unidade do Machado do bairro Junco e no dia 30 será a vez do alunado do Machado Internacional, localizado no bairro Canto da Várzea.
A coordenadora do Ensino Fundamental I – 2° ao 5° ano – da unidade do Colégio Machado de Assis do bairro Canto da Várzea, Elenilde Leal, informou que o projeto se trata de um dia de aula prática. Os estudantes saem de Picos pela manhã e retornam no final da tarde.
“Isso para assimilar o que eles viram na teoria; desde o início do ano letivo, os alunos começaram a estudar sobre a primeira capital do Piauí”, frisou.

Elenilde explicou que esse conteúdo é extracurricular, ingressado junto à grade curricular, onde os professores estudam sobre a história e levam esse conteúdo para a sala de aula e agregam às disciplinas de História, Geografia e Arte. “A Arte entra porque lá tem o estilo barroco das igrejas”, explicou.
A coordenadora destaca que assim é possível para os estudantes visualizar os primeiros habitantes e a cultura portuguesa que permanece na cidade de Oeiras.
Durante a visita é trabalhada principalmente a questão histórica, geográfica e artística, ocorrendo a visita ao Morro do Leme, à Casa das 12 Janelas, à Praça da Vitória – onde ocorre um piquenique -, à prefeitura, à Casa da Pólvora. “A explicação histórica desses locais é feita pela equipe de guias que são contratados”, relatou Elenildes.

Oito funcionários do Machado de Assis acompanham os alunos.
Já existe a programação para a viagem de Amarante, que acontecerá com os alunos do 5° ano no segundo semestre deste ano.