O Centro Integrado em Especialidades Médicas de Picos (CIEM) emitiu uma nota nesta sexta-feira (24) informando que já dispõe dos testes rápidos e dos medicamentos para tratamento da Covid-19. Em entrevista anterior, a diretora do CIEM, Maria Santana, informou que haviam feito a solicitação dos remédios a Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI), que atendeu o pedido efez a entrega de um total de 1.600 testes, dois mil comprimidos de Hidroxicloroquina e mil de Azitromicina.
Os medicamentos contra a Covid-19 acabaram no último domingo (19), mas desde antes do fim do estoque, Maria Santana informou que a Secretaria de Saúde de Picos já estava a procura da Hidroxicloroquina e da Azitromicina para fazer a aquisição.
Contudo, esses dois remédios têm sido muito consumidos nesse período de pandemia do coronavírus e nem as distribuidoras estão dando conta da demanda, que parte de todo o Brasil.
Os dois tipos de comprimidos são receitados pelos médicos em doses variadas, dependendo do estágio da Covid-19 no organismo. Também é feita uma triagem para saber se o paciente possui histórico de problema cardíaco, nesse caso, ele não pode consumir o remédio.
O motivo pelo qual os dois tipos de comprimidos acabaram é porque, segundo a diretora, o CIEM tem sido procurado por pessoas de todos os municípios da região, ou seja, a demanda está bem além de Picos. Ela informou que muitos pacientes de outras cidades chegam ao CIEM com a confirmação de que estão com a Covid-19, precisando apenas dos medicamentos.