O Programa Acredita no Primeiro Passo foi lançado, nesta quinta-feira (06.02), no Território do Vale do Rio Guaribas, no Piauí. O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, assinou o protocolo de intenção em Picos (PI), ao lado do presidente do Banco do Nordeste (BNB), Paulo Câmara, e prefeitos da região, recentemente atingida por fortes chuvas.
“Vamos trabalhar com o Banco do Nordeste e municípios da região o Programa Acredita. O objetivo é garantir qualificação, assistência técnica e apoio para que, através do emprego e do empreendedorismo, as pessoas possam alcançar uma melhoria de vida”, explicou o titular do MDS. “Nesse momento, escolhemos Picos porque aqui também vamos ter que olhar para o aspecto social e econômico. Muitas pessoas perderam seus negócios, suas atividades. O banco coloca-se à disposição para o financiamento de projetos que têm por objetivo superar a miséria e a pobreza”, completou.
O Programa Acredita no Primeiro Passo, instituído pela Lei nº 14.995, visa promover a autonomia socioeconômica de pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). O objetivo é superar a exclusão social, incentivar a qualificação profissional e facilitar a inserção no mercado de trabalho, por meio do emprego e do empreendedorismo. Além disso, a iniciativa oferece acesso ao microcrédito produtivo orientado e apoio à estruturação de empreendimentos sustentáveis.
Na cerimônia, o presidente do BNB salientou a importância do programa. “O Acredita no Primeiro Passo veio para ficar. Em 2025, vamos alcançar mais pessoas que estão no Cadastro Único e no Bolsa Família, querendo uma renda a mais e, assim, criar oportunidade e emprego, vamos ajudar o povo a realizar sonhos, a criar seus filhos e, acima de tudo, a ter qualidade de vida e felicidade”, disse Paulo Câmara.
O prefeito de Picos, Pablo Santos, também celebrou o momento. “Hoje é um dia muito importante para o município com o Acredita no Primeiro Passo, um programa que possibilita que aquelas pessoas que estão no Cadastro Único possam melhorar sua renda. Quero que essa parceria seja duradoura, com o governo do estado do Piauí e com o Governo Federal”, ressaltou.
Outros investimentos
Além do lançamento do programa, o titular do MDS anunciou investimentos na implantação de tecnologias sociais no Piauí por meio da construção de cisternas em municípios dos territórios do Vale do Guaribas, Chapada Vale do Itaim, Vale do Canindé, Serra da Capivara e Chapada das Mangabeiras. Serão mais de 4,7 mil novas cisternas em 31 municípios, com recursos de mais de R$ 36 milhões.
A agenda do ministro Wellington Dias desta quinta-feira (06.02) em Picos também incluiu outros compromissos, como a visita as áreas afetadas pelas enchentes no município e a participação na abertura do Ano Legislativo na Câmara Municipal.
Fonte: ascom