As obras do Cineteatro Sávio Barão, em Picos, estão quase finalizadas, com 90% de conclusão. Nesta semana, a Secretaria de Cultura do Piauí autorizou a Associação dos Amigos do Centro Cultural M Paulo Nunes a captar recursos de R$ 500 mil referentes à sétima e última etapa da obra, realizada por meio do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (SIEC). A previsão da entrega é de março de 2025.
O Cineteatro de Picos vai impactar a vida cultural de toda a região do Território Vale do Rio Guaribas, que engloba 23 municípios. O novo espaço faz parte do programa do Governo do Estado de proporcionar mais cultura para a população, fomentando a arte e movimentando também a economia.
O centro cultural terá 840 m2 de área construída, sendo 130 m2 de palco e 480 m2 de auditório, com capacidade para 322 pessoas sentadas. Além de peças, shows e espetáculos, o cineteatro também terá uma tela de cinema.
A obra está sendo financiada por empresas privadas, que terão isenção fiscal via Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (SIEC). Por exemplo, uma determinada empresa que pagaria o ICMS ao Governo destina para o projeto do artista. Ao todo, o cineteatro custou R$ 5 milhões.
Ccom