A Secretaria Municipal de Educação de Picos comemora os bons resultados nos programas de alfabetização implantados em 2024, e que são reflexos de toda a gestão do Prefeito Gil Paraibano, que tem dado total apoio à rede municipal de ensino para ofertar uma educação inclusiva, eficiente e de bons resultados na vida dos alunos.
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), divulgou o resultado preliminar do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização 2024, sexta-feira, 22 de novembro. A iniciativa é desenvolvida dentro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e visa reconhecer secretarias de educação estaduais, municipais e distrital com boas práticas no âmbito da política.
Entre os objetivos do selo, está incentivar a adoção de políticas, programas, estratégias e práticas de gestão pública da educação comprometidos com o cumprimento das metas de alfabetização e de redução de desigualdades estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE) e no CNCA.
Balanço – Neste ano, na primeira edição do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, o processo contou com a participação dos 26 estados e do Distrito Federal, além de 4.578 municípios brasileiros. Isso representa mais de 82% do total de 5.570 de municípios de todo o país.
Picos foi uma das cidades que conquistaram o Selo Ouro e a Secretária Municipal de Educação, Diana Belo, comemora os bons resultados porque acredita que é assim, investindo na educação pública, que os gestores estão contribuindo para uma sociedade mais justa e desenvolvida:
“Recebemos com satisfação esse resultado, a conquista desse Selo Ouro, porque sabemos que o trabalho de alfabetização que vem sendo desenvolvido pelo Prefeito Gil Paraibano, dentro do setor da educação municipal, é totalmente voltado paras melhorar a qualidade de vida dessas crianças. Isso passa por uma educação transformadora como a que a gente pode observar nas escolas do município. Agradecemos de coração a todos que se empenharam, na Secretaria esse ano de 2024, superando desafios e trabalhando muito por nossas crianças”, explicou Diana Belo.
Para Roberta Negreiro, Coordenadora Municipal de Alfabetização, a adesão aos programas CNCA e PPAIC e o atingimento de suas metas, foi fundamental para a conquista do Selo Ouro:
“O Selo do Compromisso Nacional com a Alfabetização quer reconhecer os municípios que cumpriram todas as demandas voltadas para a alfabetização no ano de 2024. O município de Picos aderiu aos programas de cunho federal que é o CNCA – Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada e ao PPAIC – Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa. Todas as demandas desses dois programas foram cumpridas, anexamos todos os documentos que comprovaram esse cumprimento e conquistamos 100 pontos e, assim, o Selo Ouro”, disse a coordenadora.
A Coordenadora de Alfabetização também agradeceu a cada servidor da educação que participou em todo esse processo que levou à conquista do Selo Ouro:
“O sentimento é de dever cumprido e de gratidão ao trabalho dos professores, alfabetizados, que estão no chão da escola que dão tudo de si por seus alunos, gratidão também aos gestores escolares que se esforçam para atender tantas demandas, gratidão à equipe de coordenação da SEME e também à nossa dirigente, Diana Belo, que sempre demonstra muita boa vontade e empenho para a alfabetização de todos os estudantes da rede”, enfatizou Roberta.
Selo – O emblema é dividido em três categorias: bronze, prata e ouro. A cerimônia de entrega acontecerá em Brasília (DF), em data a ser definida.
O resultado está disponível na página do Compromisso e no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do MEC (Simec).