O Corpo de Bombeiros resgatou um jacaré de 1,5 metro no bairro Paraibinha de Picos. Segundo o sargento Sousa Júnior, os militares foram alertados, por volta das 17h00 da terça-feira (07) de que o réptil estava em frente a uma residência. Uma guarnição se deslocou até o local e capturou o animal, soltando-o posteriormente em uma região com água, procedimento adotado nesses casos.
Sousa Júnior explicou que os animais silvestres capturados pelos bombeiros são soltos na natureza, longe de locais onde moram pessoas. “Sempre em regiões distantes da zona urbana, em lagoas, barragens, porque às vezes as pessoas quando sabem da existência desse animal, procuram capturá-lo”, informou.
Segundo estudo realizado por um acadêmico do curso de biologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI) – Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, em Picos só existe uma espécie de crocodiliano, é o jacaré-anão, que atinge o tamanho máximo de 1,5 metro.
No mês de março um jacaré foi visto na Avenida Beira Rio, posteriormente ele teria sido morto. A recomendação é que ao avistarem animais silvestres, as pessoas liguem para os bombeiros que farão o resgate. Ainda na terça-feira os bombeiros capturaram uma jiboia e a soltaram longe das moradias.
O número de resgate de animais silvestres aumentou consideravelmente nesse ano de 2020.