O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), está se preparando para participar da 51ª ABAV Expo, considerada a maior feira de turismo da América Latina, que ocorrerá de 26 a 28 de setembro, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. Esta será a maior participação do estado na ABAV Expo. Com a expectativa de atrair um grande público de profissionais do setor, a participação do estado na edição de 2024 promete destacar suas potencialidades, belezas naturais e rica diversidade cultural.
Com uma estrutura elaborada para proporcionar uma experiência imersiva ao público, o estande do Piauí oferecerá serviços informativos, exposição de artesanato, apresentações culturais e degustação de comidas e bebidas típicas, como doce de caju, castanha, cajuína e cachaça, além de materiais impressos e brindes. O público também poderá vivenciar um passeio virtual, que começa na Serra da Capivara e segue até o litoral, passando pelas belas praias e pelo Delta do Parnaíba, utilizando óculos de realidade virtual.
Além disso, diversas ações envolvendo o trade turístico piauiense serão realizadas, como rodadas de negócios, happy hour e ABAV Talks, um momento de capacitação para agentes de viagem. O secretário de Turismo, José Neto, será o palestrante e apresentará as potencialidades dos polos turísticos Teresina, Costa Delta e Origens. Durante o evento, também ocorrerá o lançamento oficial da nova marca turística do Piauí.
Para o secretário de Turismo, José Neto Monteiro, a ABAV Expo é uma oportunidade ímpar para mostrar ao Brasil e ao mundo o quanto o Piauí é um destino rico, completo e inovador. O gestor também destacou que a participação do Piauí não busca apenas aumentar o fluxo de turistas, mas também impulsionar o desenvolvimento econômico e a geração de empregos no estado.
“Estamos prontos para apresentar nossas belezas naturais, como o Parque Nacional da Serra da Capivara, e a riqueza de nossa cultura, que inclui gastronomia e artesanato. Este evento é uma vitrine essencial para atrair novos investidores e turistas, consolidando o Piauí como um destino estratégico no mapa turístico brasileiro”, pontua o secretário José Neto.
De acordo com a organização, a edição deste ano espera receber mais de 42 mil participantes. Serão 198 estandes, representando destinos nacionais e internacionais, e aproximadamente 1,5 mil marcas expositoras.
Fonte: CCOM PI