O Colégio Machado de Assis de Picos está desenvolvendo com os alunos do 3° ano do Ensino Fundamental I o projeto “Picos Terra Querida”, através do qual as crianças podem conhecer vários aspectos da cidade: política, economia, meio ambiente, cultura, religião, o que oportuniza o entendimento sobre a realidade local. O projeto é desenvolvido há 18 anos e a cada edição ganha contornos mais inovadores.
A coordenadora do Ensino Fundamental I – 2° ao 5° ano – da unidade do Colégio Machado do bairro Canto da Várzea Elenilde Leal, informou que ao longo desta semana os alunos estão visitando vários pontos turísticos e prédios importantes: igrejas, universidades, museus.
“Questões culturais, econômicas; no âmbito religioso, não trabalhando a religião em si, mas mostrando quais as primeiras que chegaram aqui. As crianças fizeram passeios a Igreja Matriz (Igreja de Nossa Senhora dos Remédios); a Igrejinha do Sagrado de Jesus; a 1° Igreja Batista – que tomamos como base para as igrejas evangélicas por ter sido a primeira da cidade”, explicou a coordenadora.
Continuado
Segundo Elenilde ao longo de todo o ano, desde o primeiro semestre até a culminância do projeto, os alunos estudam sobre os locais que irão visitar. Quando a visita ocorre, as crianças já estão dotadas do conhecimento teórico. “Nós temos uma semana inteira de aula de campo (que este ano está acontecendo entre 09 e 13 de setembro), oportunidade em que as crianças vêm para a escola e nós as levamos a todos os locais que vão conhecer”, explicou.
Os alunos são instruídos a cantar o Hino de Picos pelo menos uma vez na semana.
Culminância
A culminância do projeto “Picos Terra Querida” acontece em dois dias, com peças teatrais, coreografias, danças. Este ano a culminância será realizada nas noites de 27 e 28 de setembro na quadra do Colégio Machado de Assis. A primeira noite é voltada para os pais, ao passo que a segunda é aberta à sociedade picoense.
Elenilde frisa que cada série do Colégio Machado de Assis tem o seu projeto específico, sendo o “Picos Terra Querida” característico do 3° ano e que ele proporciona um novo olhar sobre o meio onde vivem. “A partir do momento que a criança participa do projeto ela tem outra visão desses pontos, ela desperta uma visão crítica, passa a conhecer melhor, por exemplo, o Museu e a importância de preservar o patrimônio histórico”, ressaltou.