Com base no Decreto Estadual n° 19.071, de 30 de junho de 2020, o comércio, incluindo os supermercados, será fechado em Picos neste final de semana (04 e 05). A prefeitura decidiu não emitir nenhuma ordem específica, apenas acatar aquilo que foi determinado pelo governador Wellington Dias (PT). Apenas farmácias, drogarias, serviços de saúde, postos de combustíveis às margens das rodovias poderão permanecer em funcionamento.
O decreto do governador Wellington Dias já entrou em vigor desde o dia 1° de julho, quando começaram as restrições aos setores econômicos e o ponto facultativo para o serviço público. O prefeito de Picos, Pe. Walmir Lima (PT), seguiu essa orientação e também decretou ponto facultativo na administração municipal.
A decisão de seguir o decreto estadual é pragmática, uma vez que a prefeitura vinha dando sequência a abertura gradual da economia desde 08 de junho, mas após decisão judicial do último sábado, 28 de junho, teve de suspender a abertura do comércio.
O decreto do governador Wellington Dias especifica que deverão funcionar no final de semana apenas:
“Farmácias, drogarias, serviços de saúde, imprensa, serviços de segurança e vigilância, serviços de delivery exclusivamente para alimentação e serviços de autoatendimento bancário; borracharias, postos de combustíveis e pontos de alimentação localizados nas rodovias, incluindo os situados em trechos urbanos, e serviços de transporte de cargas; atividades agrícolas e agroindustriais, incluindo colheita, ordenha, armazenagem e secagem, entre outras atividades sob risco de perecimento”.
Com esse fechamento quase que total da economia durante o final de semana, o governador espera reabrir gradualmente do comércio a partir do dia 06 de julho. A Prefeitura de Picos deverá seguir os mesmos passos.