Pesquisa de opinião promovida pelo Instituto IPPI Pesquisas e Consultoria apontam a liderança do pré-candidato a prefeito de Santana do Piauí, João Guilherme (MDB). Ele tem 50% das intensões de voto na pesquisa estimulada, contra 41% do pré-candidato Adonaldo Cassiano (SDD), que é apoiado pela atual administração do município.
Na consulta espontânea, João Guilherme tem 49% das intenções de votos contra 39,33% de Adonaldo.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número de identificação: PI-02450/2024.
A consulta popular foi realizada entre os dias 23 e 24 de julho, tendo como público alvo eleitores com 16 anos ou mais. O método adotado pelos pesquisadores foi a pesquisa “face-a-face” através da aplicação de questionários. Pelo menos 300 pessoas foram entrevistadas, tendo como margem de erro 3,89 pontos percentuais.
O nível de confiança da pesquisa é de 95%.
Foram entrevistados moradores da zona urbana do municio: Boa Vista, Centro, Cruzeiro, São João, São Pedro; e da zona rural: Alegre, Barro, Brejinho, Camarada, Engano dos Porém, Lagoa dos Marcelinos, Lagoa Seca, Malhada Vermelha, Queimada da Ema, Várzea do Engano.
Rejeição
A pesquisa também constatou que Adonaldo Cassiano é o candidato mais rejeitado, 32,33% disseram que não votariam nele, enquanto 17,67% disseram que não votariam em João Guilherme.
Segundo a pesquisa, independente de em quem vai votar, 42% acreditam que João Guilherme vencerá a eleição, contra 32,67% que acreditam na vitória de Adonaldo Cassiano.
Aprovação
A pesquisa também constatou que 71% dos entrevistados aprovam o governo de Rafael Fonteles (PT), quanto 84,33% aprovam o governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT).