DestaquesSaúde

Maternidade celebra um ano de funcionamento com solenidade especial

A Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER), unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), celebrou seu primeiro ano de funcionamento com uma solenidade especial nesta quarta-feira (31). O evento contou com a presença de autoridades, profissionais de saúde e membros da comunidade, todos reunidos para comemorar as conquistas da NMDER desde a sua inauguração, em 28 de julho de 2023.

“A Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa está mostrando que é possível um serviço público entregar um atendimento de qualidade, às vezes melhor do que poderia se receber em um hospital privado. Eu fico feliz em estar em um hospital desse porte e dizer que é hospital do estado, é público, é serviço SUS”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Antônio Luiz.

Desde a inauguração, a NMDER tem se destacado como um centro de excelência, oferecendo serviços essenciais e de qualidade para a saúde das mães e dos recém-nascidos. Em apenas um ano, a maternidade realizou mais de 3.500 partos e atendeu cerca de 45 mil pacientes no Circuito Materno e Infantil. Além disso, já foram realizados mais de 350 treinamentos com os profissionais através do Núcleo de Educação Permanente e Práticas em Saúde (NEPPS).

“Eu acredito que todos que estão aqui já fizeram, no mínimo, um treinamento na Nova Maternidade. Nós viemos ao mundo para servir e nós estamos aqui na maternidade a serviço da população. A orientação que temos é tratar cada paciente e cada bebê com o cuidado de estar tratando do amor de alguém”, declarou Aderson Luz, superintendente executivo da Associação Reabilitar.

Durante a solenidade, a diretora-geral, Carmem Ramos, destacou algumas conquistas da Nova Maternidade e reafirmou o empenho contínuo em garantir um serviço de qualidade à população. “Esse ‘um ano’ significa muito. Nós já contabilizamos mais de 3.500 partos e mais de 45 mil consultas no ambulatório de alto risco”, frisou.

Além dos números, a NMDER também se destacou por sua abordagem humanizada. A maternidade implementou programas de apoio às gestantes, incluindo acompanhamento psicológico e orientações sobre o parto e o pós-parto, fortalecendo o vínculo entre mães e filhos desde os primeiros momentos.

“Eu descobri que ia ser mãe prematura e dia 13 de junho tive a Agatha Liz com 31 semanas. Ainda estou aqui, mas eu me sinto em casa. O acolhimento é maravilhoso. Eu só tenho que agradecer demais a todos os profissionais. A Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa está de parabéns”, contou a paciente do município de Altos, Conceição Maria, mãe da Agatha Liz.

A programação do evento incluiu uma apresentação dos principais marcos e conquistas da NMDER ao longo do último ano. Em um momento de emoção e celebração, os participantes entoaram os parabéns e participaram de um corte simbólico de bolo, representando o início de mais um ano de dedicação à saúde materno-infantil.