A fauna existente na caatinga, bioma que abrange a região de Picos, é extremamente rica e repleta de animais que muitas pessoas não conhecem, esse é o caso do gato-mourisco. Para saber mais sobre esse maravilhoso animal, conversamos com o biólogo Edilberto Júnior. Ele faz um brilhante trabalho de registro da nossa fauna publicando vídeos e fotos no Instagram: @fauna_da_caatinga_piauiense. Sigam!
Edilberto Júnior explica que o mato-mourisco é um dos “seis felinos que habitam a caatinga, podendo ter a coloração avermelhada ou preta”. Esse felino é carnívoro, e se alimenta de mamíferos de médio e grande porte, além de aves, cobras, lagartos e anfíbios.
Infelizmente, dado a caça indiscriminada o gato-mourisco está em risco de extinção – como acontece com tantos outros animais.
O biólogo informa que medidas como o combate aos incêndios e à caça ilegal, e promoção do conhecimento e da conscientização ajudarão na proteção dessa espécie. “São animais inofensivos para os seres humanos, eles fogem antes que a pessoa perceba a sua presença. Já estive de frente com dois desses animais, e ligeiramente correram para longe”, informou Edilberto Júnior.
Gato-mourisco. Imagem: @fauna_da_caatinga_piauiense
A degradação do meio ambiente faz com que o gato-mourisco por vezes ataque rebanhos, o que resulta no seu lamentável abate pelos proprietários do gado.
Segundo Edilberto Júnior, o gato-mourisco está presente no continente americano, sendo verificado do México até a região central da Argentina. Ele pode ser encontrado em todo o território brasileiro.