A equipe de Fauna da Diretoria da Conservação da Biodiversidade (DCBio) da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) realizou hoje (3) a soltura dos animais vivos apreendidos na operação de fiscalização Vale do Sambito. Os animais foram libertos em área oficial de soltura de animais silvestres e puderam voltar ao habitat natural.
Dentre os animais, a equipe identificou papagaios verdadeiros, azulões, pegas, bigodes, jandaia, galo campina, dentre outros. Antes da soltura, os animais apreendidos passaram por avaliação médico-veterinária e comportamental. Após a avaliação técnica, parte deles foi libertada e a outra foi transportada até o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas/Semarh), seguindo as orientações previstas na legislação vigente que disciplina a gestão estadual da fauna.
A Operação Vale do Sambito foi deflagrada terça-feira (2), na região de Valença, Pimenteiras e São Miguel do Tapuio, e iniciou por meio de uma denúncia formalizada na Semarh, com informações muito precisas sobre tráfico e cativeiro de animais, caça e armamentos na região.
Após as investigações, a Justiça expediu mais de 30 mandados de busca e apreensão nas residências. Da operação, resultou a apreensão de 10 armas de fogo, sendo nove espingardas e um revólver, e de muitos animais abatidos e presos em cativeiros.
Fonte: Ascom