A Farmacêutica Milena Danda ministrou uma palestra no Congresso Internacional de Medicina Laboratorial, realizado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, entre os dias 26 e 30 de maio. Esse é o maior congresso de análises clínicas do Mundo e ocorre todos os anos em um país diferente. A exposição da picoense, realizada na abertura do evento, tratou sobre o caso de uma paciente que sofre da rara “Doença de Creutzfeldt-Jakob”.
“Escolheram quatro casos clínicos de todo o Mundo, e um dos casos que escolheram foi o que nós estudamos”, informou a farmacêutica.
O convite para ministrar a palestra veio a partir dos dez trabalhos apresentados pela Dra. Milena Danda no Congresso Internacional, de forma que dentre os palestrantes ela era a única representante do Brasil. Devido a qualidade dos trabalhos, a farmacêutica participou do evento como bolsista, ou seja, as despesas foram bancadas pela Confederação Internacional de Medicina Laboratorial.
A maior parte dos trabalhos apresentados pela Dra. Milena Danda trataram sobre neurodiagnósticos: neuroinflamação provocadas por cigarros eletrônicos; neuroturberculose; neurossífilis; além de casos voltados para a microbiologia.
“Nós mandamos dez trabalhos na expectativa de que um fosse escolhido, e eu ia, mas a maior alegria foi saber que os nossos dez trabalhos foram aprovados, e que escolheram um de alta relevância para a saúde no Brasil e internacional; e que conseguimos debater com diversos outros pesquisadores”, relatou a palestrante.
Experiência gratificante
Para a farmacêutica, participar e ministrar palestra nesse congresso internacional foi gratificante, pois mostrou que o Laboratório Waldemar de Moura Santos de Análises Clínicas está no caminho certo em apresentar diagnósticos mais rápidos e precisos, com os equipamentos mais modernos na área de análises clínicas.
A partir do congresso, a Dra. Milena Danda já recebeu convites para realizar mais duas palestras no exterior neste ano de 2024; também foi possível fechar parcerias, ajudar outros pesquisadores e adquirir experiências de outras grandes instituições cujas técnicas serão trazidas para Picos.
Pesquisas
A Dra. Milena Danda desenvolve pesquisas na área de neurodignóstico, sendo a única piauiense membro da Academia do Líquor. “Trabalho muito com essa parte de neurodiagnostico, meningite, Alzheimer; somos o único laboratório do Norte e Nordeste que faz o exame automatizado para detectar Alzheimer, pois conseguimos detectar com 20 anos antes do paciente desenvolver a doença”, explicou.
Mercado e academia
Com mestrado em bioquímica e fisiologia, a farmacêutica destaca que a sua experiência na Fiocruz de Pernambuco – onde estudou por quatro anos – a tem direcionado a trabalhar com inovação. “Gosto de trazer o que é de inovação, de tentar contribuir também divulgando os resultados”, frisou.