DestaquesGERAL

Santana do Piauí está abaixo da média estadual e nacional no índice de alfabetização de crianças

Sede da Prefeitura de Santana do Piauí. Foto: Reprodução

O município de Santana do Piauí, administrado pela prefeita Maria José de Sousa Moura (PP), apresenta um sério problema: o baixo índice de alfabetização de crianças na idade certa. Santana está abaixo da média estadual e nacional, ficando atrás de municípios da região de Picos.

Os dados que apontam o desempenho de Santana do Piauí constam no 1º Relatório de Resultados do Indicador Criança Alfabetizada, referentes a 2023, que foi divulgado recentemente pelo Ministério da Educação (MEC) através do Instituto Nacional de  Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Segundo o relatório, Santana do Piauí atingiu 33,1% do percentual de alunos alfabetizados. No atual ritmo, o município chegará 80% de crianças na escola apenas em 2030. A média do Brasil é de 56%, enquanto a média do Piauí é de 54%.

Aqui na região de Picos, alguns municípios tiveram desempenhos extremamente satisfatórios: Dom Expedito Lopes atingiu 77,1%, Ipiranga do Piauí, 85,4%; Itainópolis, 74,2%; Jaicós, 79%; São José do Piauí, 93,8%; Marcolândia, 98,9%; Padre Marcos, 86,4%; Patos do Piauí, 81,6%.

O grande destaque ficou por conta de Monsenhor Hipólito e Paquetá, que atingiram 100%.