DestaquesEconomia

A dois dias do prazo, 46 mil piauienses ainda não declararam o Imposto de Renda

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

Cerca de 18% dos contribuintes no Piauí, o que equivale a 46 mil piauienses, ainda declararam o Imposto de Renda 2020. O prazo termina às 23h59 desta terça-feira (30) após ser prorrogado devido à pandemia. O delegado da Receita Federal no estado, Edimar Ferreira, explica que a quantidade de contribuintes que ainda não prestaram contas com o Leão está dentro do esperado e que a movimentação, geralmente, é intensa nos últimos dias.

“Essse número, apesar de parecer distante, historicamente é uma quantidade normal para a nossa estatística. Costumamos receber mais de 40 mil declarações nos dois últimos dias de entrega. Portanto, estamos nesse rtimo. Tivemos uma prorrogação que perdurou dois meses que foi necessária para que as pessoas pudessem se preparar melhor, conseguir reunir a documentação, mas agora é chegada a hora do fim do prazo”, ressalta Ferreira.

Deve declarar o imposto de renda neste ano quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28. 559, 70 em 2019. Edimar Ferreira explica que os contribuintes devem entregar a declaração dentro do prazo, mesmo incompleta.

“Mesmo com alguma informação incompleta, faça a entrega para não perder esse prazo e se sujeitar a multa por atraso”, orienta o delegado da Receita no Piauí que ressalta que o prazo do pagamento do IR também termina nesta terça.

A multa para o contribuinte que não fizer a declaração ou entregá-la fora do prazo será de, no mínimo, R$ 165, 74. O valor máximo será correspondente a 20% do valor devido.

RESTITUIÇÃO

Edimar Ferreira ressalta que nesta terça também acontece a entrega do segundo lote de restituição deste ano.

“São quase 56 milhões que serão pagos no Piauí para 37. 663 contribuintes. Quem não receber neste lote, deve ficar atento aos próximos lotes e quem ainda vai entregar a declaração com restituição vai passar a ficar nessa fila de espera. É muito importante quem tem imposto a pagar ou a restituir que faça o acompanhamento o processamento para ver se não houve nenhum erro”, alerta Edimar Ferreira.

Dúvidas sobre o IR podem ser esclarecidas através de agendamento no site http://receita.economia.gov.br/. Assim, o contribuinte receberá uma videochamada por WhatsApp.

Graciane Sousa
[email protected]