Acontece nesta sexta-feira (24), a partir das 19h, no auditório Fontes Ibiapina, na Universidade Federal do Piauí (UFPI) – Campus de Picos, o lançamento do livro, “Entre o tempo e a memória, a história da religiosidade no bairro Junco: um recorte de 1950 aos dias atuais”, produzido pela professora aposentada Maira Do Carmo Meneses de Aquino.
Essa obra conta a história do bairro Junco na cidade de Picos, onde relata a vida dos primeiros moradores e as conquistas ao longo dos anos.
“É um recorte da década de 50 aos dias atuais. Neste livro registra-se as primeiras caminhadas da nossa igreja, do nosso povoado, que não era bairro, era um povoado com poucas pessoas, e onde celebrava a palavra de Deus nas calçadas, nos terreiros das casas. É um livro que eu lhe recomendo a ler, e achei muito significativo escrever “, relatou a autora.
Maria Do Carmo frisa, que essa obra fará parte das bibliotecas das escolas. “Essa história está ai, para ser pesquisada, lida, estudada e conhecida, por pesquisadores, acadêmicos, leitores e as pessoas que gostam de ler e conhecer a realidade”, disse.
No livro, a autora descreve como foi a vivencia desse povo na comunidade, em ralação a religiosidade, agricultura, cultura, educação, lazer entre outros.
Ainda segundo Maria Do Carmo, até a década de 60, as missas eram celebradas nas casas, e por volta do ano 1967, iniciou o primeiro mutirão e construíram a capela. Somente em 1982 foi criada a paróquia de São Francisco de Assis.
“Não precisava mais celebrar nas calçadas, no terreiros, e nem no colégio Miguel Lidiano. Depois da construção da Unidade Escolar Miguel Lidiano, tudo funcionava no local, por exemplo, Posto de Saúde, vacinação, encontro da Associação de Moradores e grupos da igreja. Eu agradeço a todos os povoados, os bairros que tanto nos ajudaram”, conta a autora.
Na década de 90, foi criada pelo padre Antônio Barbos (Pe. Toinho), e um grupo que fazia parte dos movimentos da igreja São Francisco de Assis no Junco, a Rádio Comunitária Junco FM, para atender as necessidade da comunidade.
“Tivemos essa oportunidade, essa graça de conseguir a Rádio Comunitária Junco FM que muitos nos ajudou na divulgação das atividades religiosas, tínhamos quadros como o Ângelus e outros. Os meninos que faziam os programas, hoje são Jornalistas, Radialistas, e isso é muito importante para o crescimento dessa região da zona leste da cidade de picos, que é o bairro Junco”, destacou Maria Do Carmo.
O livro, “Entre o tempo e a memória, a história da religiosidade no bairro Junco: um recorte de 1950 aos dias atuais”, conta com 288 páginas.
Este livro é sua segunda obra, a primeira foi sobre os 25 da paróquia São Francisco de Assis 1982 à 2007, tendo o título, “25 nos de fé, compromisso e evangelização”, sendo mais um livro com muitas imagens de todos os grupos que existiam na paróquia.