Por Roberto Araujo
O governador Rafael Fonteles (PT) sancionou nesta quinta-feira (2) a lei que cria a Secretaria de Inteligência Artificial e Economia Digital. O projeto foi de autoria do governo e aprovado pela Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).
O Piauí se torna, dessa forma, o primeiro estado a ter uma secretaria de primeiro escalão que prioriza a Inteligência Artificial. A nova pasta nasce do desmembramento da Superintendência de Transformação Digital da Secretaria de Planejamento do Piauí (Seplan), que era quem agregava as atribuições relativas à Inteligência Artificial. De acordo com o governador Rafael Fonteles, a mudança consiste na “elevação do status” desta superintendência. O gestor disse, inclusive, que o atual superintendente de Transformação Digital, André Macedo, deverá assumir a pasta.
Nascem a Secretaria da Integração e Desenvolvimento Regional e o Instituto de Saneamento Básico do Piauí
Também foi sancionada a lei que prevê a ampliação das competências do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí, que agora tem o nome de Instituto de Saneamento Básico do Piauí, e o surgimento Secretaria de Integração e Desenvolvimento Regional, a nova denominação da Secretaria de Desenvolvimento Regional, Abastecimento, Mineração e Energias Renováveis (Sedramer).
Fonte: Cidade Verde