No dia 7 segunda-feira foi comemorado o dia Nacional de Combate ao Bullying e a Violência nas Escolas, uma data de relevância enorme pois é um assunto que deve ser conscientizado nas escolas e no dia a dia. O bullying e a violência nas escolas deixam suas marcas registradas principalmente na vida de crianças, fazendo com que o seu crescimento fique marcado por um certo trauma onde ocasiona em problemas psicológicos.
“Os impactos causados pelo bullying são danos mentais, atrapalha o desenvolvimento psicológico causando ansiedades e traumas onde a criança ou o adolescente terá que aprender a enfrentar”, relata professora pedagoga Maria do Socorro.
Os gestores escolares devem implementar atividades que tragam momentos reflexivos sobre o assunto mostrando assim que não coniventes a tal ato e que estão dispostos a manter seus alunos seguros e protegidos.
“Umas das estratégias para combater o bullying e a violência nas escolas é criar um ambiente seguro e acolhedor, onde todos se sintam respeitados e incluídos. Isso pode ser alcançado através da implementação de programas de conscientização, promoção da empatia e resolução pacífica de conflitos. Além disso, é fundamental que os adultos estejam atentos aos sinais de bullying e ajam prontamente para intervir”, afirma a psicóloga Flávia Marcelly.