A nova sede do SESI de Picos será inaugurada na próxima semana, dia 22 de fevereiro. As aulas, contudo, começarão antes, na segunda-feira (19). A diretora da escola, Francisca das Chagas Silva, definiu o fato como um marco para o município e para a comunidade estudantil. O novo prédio, que recebeu o nome de Wilma Catão Araújo – em homenagem a antiga coordenadora-geral – está sediado na entrada do bairro COHAB.
A primeira sede do SESI em Picos, que atende a população há 37 anos, funcionou em um grande prédio localizado às margens da BR 316 – atualmente desocupado. Francisca das Chagas informou que deixaram aquela sede devido um problema de erosão que comprometeu a estrutura do prédio, fato verificado em 1996.
O SESI passou a funcionar então na sede do antigo CAIC, no bairro Parque de Exposição, onde hoje é a Escola Cívico-Militar, permanecendo ali por 15 anos. Depois teve de encontrar um novo local para atender os alunos.
“Mas a cidade de Picos não tinha uma estrutura para comportar os alunos e funcionários, por isso ficamos em uma estrutura menor e hoje estamos realizando um sonho, nossa sede própria”, relatou a diretora.
Com a nova sede, houve também uma ampliação do número de alunos, que passou de 490 para 620. “Mas o nosso propósito é de chegar a 1000 alunos porque a escola oferece estrutura pra isso”, explicou a diretora.
Francisca das Chagas, que dirige a escola há 32 anos, informou que o SESI prioriza os filhos dos trabalhadores da indústria, e, caso haja vaga, estas são ofertadas para a comunidade. O ingresso na escola se dá atualmente através de uma entrevista e da análise do histórico escolar do aluno.
Entrevista com a professora Francisca das Chagas
Estrutura
A nova sede possui 18 salas de aula, com quadra, biblioteca, laboratórios, quadra esportivo, espaço para reuniões. Os recursos para a construção da unidade são provenientes do próprio SESI.
Homenagem
Sobre a homenagem, a diretora informou que o presidente do SESI Antônio José Moraes de Sousa Filho chegou a comunicar a Wilma Catão, por ocasião de uma audiência pública, que a sede da escola teria o seu nome. “É uma grande homenagem, pois ela realmente viveu o SESI e hoje está se eternizando com o nome da escola”, declarou.
Wilma Catão era educadora e trabalhava no SESI desde a década de 1990, assumindo a coordenação geral. Ela faleceu em 13 de junho de 2020.