DestaquesPolítica

Vereador Evandro Paturi defende Projeto de Lei sobre o EJA Municipal e pede que os parlamentares o aprovem

Vereador Evandro Paturi

Na tarde desta quinta-feira (15), foi realizada a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Picos, em que várias pautas foram discutidas em prol da população picoense. Na ocasião, o vereador Evandro Paturi (MDB) defendeu o Projeto de Lei intitulado “Incentivo à Permanência dos Jovens e Adultos na Escola” (EJA), de autoria do Poder Executivo, e pediu que os colegas vereadores o aprovem quando ele for a votação.

O Projeto de Lei tem por objetivo promover a permanência e assiduidade dos jovens e adultos na escola, bem como aumentar o índice de escolaridade e desenvolvimento educacional dos jovens e adultos de Picos.

O vereador Evandro Paturi falou acerca do índice de analfabetismo no Piauí, o que motivou o prefeito Gil Paraibano e a secretária de Educação, Noemia Marques, a lançar o Projeto de Lei de incentivo a permanência de jovens e adultos na escola. “O Piauí hoje é o estado com mais analfabetas e semianalfabetas entre jovens e adultos no país, não se trata de governo, é uma realidade da educação piauiense. E o prefeito preocupado com isso juntamente com a Secretária de Educação, estamos lançando o EJA Municipal”, disse.

 Evandro Paturi explicou o objetivo do Projeto de Lei e como deve ser aplicado a realidade de Picos. “O EJA Municipal estimula o aluno a vir para escola, onde haverá uma remuneração de R$ 400,00 que será parcelada durante o curso, para eles virem aprender a ler e escrever. Serão abertas mil vagas para jovens e adultos para a gente tentar diminuir esse número tão terrível para o povo piauiense”, explicou o vereador.

Na ocasião, o vereador Evandro Paturi pediu o apoio dos parlamentares no sentido de aprovar o projeto que beneficiará a população de Picos. “Peço aqui aos colegas que a gente veja esse projeto com muito carinho, independente de política partidária, pois vai ser muito bom para a sociedade”, pontuou.

O Projeto de Lei deverá ser votado na próxima sessão plenária.

Fala do Vereador Evandro entre 30:17 e 37:26